António Manuel Ramos dos Reis nasceu na costa leste dos Estados Unidos da América a 29 de Setembro de 1978, mudando-se para a ilha Graciosa nos Açores em maio de 1983, aquando do regresso de seus pais que haviam sido emigrantes.
Fez a sua formação escolar até ao 9º ano na ilha Graciosa, fez parte do secundário na ilha de São Miguel e concluiu a sua formação, com o grau de bacharelato na cidade do Porto, em ciências empresariais, no ramo das relações públicas e recursos humanos.
Bancário de profissão e também empresário, António Reis, também conhecido por “Tony”, amante da comunicação e das relações humanas, elege também como seus interesses a política e a música.
Desde muito cedo teve contacto com a música, tendo a filarmónica como base da sua formação musical. Passou por vários agrupamentos musicais, tendo sido autodidacta nos instrumentos que tocou.
Em 2010 apaixonou-se pela viola da terra logo ao primeiro contacto e adquiriu a sua primeira viola, concebida por um construtor local, que lhe ensinou os primeiros passos do instrumento.
Tocou em ajuntamentos locais em que se usa a viola da terra e participou num projecto regional que visa a divulgação das músicas características de cada ilha, assim com as técnicas usadas para tocar por cada músico.
Actualmente considera-se um “fraco” tocador mas impulsionador na divulgação da viola da terra e de tudo o que a rodeia.

Santa Cruz da Graciosa, Graciosa, Açores

Ir para Graciosa