António Zambujo e Raquel Tavares
Dezembro 15, 2011
Dezembro 15, 2011
António Zambujo cresceu a ouvir o cante alentejano. A harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento, foram para sempre uma influência. Nascido em Beja, em 1975, António Zambujo começou a estudar clarinete com 8 anos, estreando-se no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max entre muitos outros. Estava habituado a cantar em família e entre amigos, e aos 16 anos chegou mesmo a ganhar um concurso de fado.
Com o curso de clarinete na bagagem, ruma a Lisboa, onde Mário Pacheco, intérprete e compositor de guitarra portuguesa lhe abre a porta do conhecido Clube do Fado, no bairro de Alfama, onde passou a tocar.
Pouco depois, integra o musical Amália, dirigido por Filipe La Féria. Durante os quatro anos que o espectáculo esteve em cartaz – primeiro no Teatro Politeama, depois um pouco por todo o país –, Zambujo interpreta o papel de Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália.
Raquel Tavares nasceu em Lisboa, no dia 11 de Janeiro de 1985, oriunda de uma família com ligação ao panorama musical da canção de Lisboa. Desde muito nova frequentava os “cantos e recantos” das tertúlias do fado.
Os estudos levaram-na a outros caminhos, seguindo um percurso normal de educação e amadurecimento, até ao momento em que o seu “destino” a levou a decidir a sua vida e carreira.
Voltou aos locais habituais do Fado, já com 18 anos de idade. Passou pelas casas de Fado mais importantes da cidade e assinou com a Movieplay Portugal (Editora) e com a HM Música (Management). Edita o seu primeiro disco em 2006, que lhe vale o prémio revelação “Prémios Amália Rodrigues”, e cria o seu espectáculo, sempre ao redor de uma personagem que se baseia na sua identidade artística.”
- Hélder Moutinho