O Grupo Etnográfico Rusga de Joane, de Vila Nova de Famalicão, foi fundado a 8 de Março de 1991, celebra em 2017 o seu 25º aniversário.

Nasceu na vontade de divulgar as tradições etnográficas e seu património cultural imaterial associado, com base na recuperação e representação o mais fidedigna possível, de finais de séc. XIX inícios de séc. XX, demonstrando a beleza do folclore do Baixo Minho, através da alegria e da elegância que caracteriza a região e o grupo.
A representação dos usos e costumes tem vindo a ser aprimorada, de modo a diversificar a mostra do vasto espólio imaterial etnográfico da região do Vale do Ave, onde o grupo se encontra inserido.

O Grupo Etnográfico Rusga de Joane é membro efetivo da Federação do Folclore Português e filiado na Fundação INATEL, tendo sido, inclusive, galardoado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, com a honrosa Medalha de Mérito Cultural.

Destacam-se a participação nos grandes festivais internacionais realizados em Portugal, bem como além fronteiras, em Israel, EUA, Mónaco, Suíça, Alemanha, França, Espanha, e nas ilhas Açores e Madeira. Tendo no passado mês de maio voltado ao Mónaco e em setembro irá a Múrcia (Espanha).

Caminha, Viana do Castelo, Alto Minho

Ir para Viana do Castelo