Sónia Oliveira nasceu a 17 de Fevereiro de 1985, em Sintra.
Começou a estudar música aos 9 anos e iniciou os estudos vocais aos 12.
Enquanto isso envolveu-se em vários projectos musicais, começando a ganhar experiência como performer.
Cerca dos 15 anos o contacto com contextos musicais diversos, bem como o inicio do estudo do jazz foram essenciais na aprendizagem da teoria musical e do treino auditivo, na descoberta da improvisação e no desenvolvimento criativo.
O primeiro álbum, “Sónia Oliveira”, surgiu em 2006, com composições originais em colaboração com o produtor Vítor Salgueiral.
“Páginas” foi o segundo álbum de originais, editado em 2011, onde é continuado o trabalho no registo pop/rock.
Concluiu em 2014 o Curso de Licenciatura em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e em 2015 a Licenciatura em Jazz e Música Moderna pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Em 2016, e numa nova linha estilística, surge o álbum ENCONTRO.
Este projecto é constituído por versões e colaborações de músicas conhecidas (e desconhecidas) do universo jazz, bossa nova e da música portuguesa. Tendo sido gravado exclusivamente em duos, este registo discográfico conta com o pianista Carlos Garcia, o guitarrista Zé Miguel Vieira, o acordeonista João Barradas, o contrabaixista André Ferreira e o trompetista João Moreira. Uma proposta minimal e intimista, que transporta o ouvinte para vários ambiente musicais distintos.
Paralelamente tem colaborado com os projectos “Uma Coisa em Forma de Assim” e “Pedro e os Lobos”.
Prepara-se para lançar em 2017 um novo EP com música original baseada no projecto de investigação que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos, na área da voz instrumental.

Sintra, Lisboa, Estremadura

Ir para Lisboa