António Freire & Jota João Vila
Outubro 5, 2014
Outubro 5, 2014
António Freire
Nasce a 18 de Janeiro de 1971 em França, filho de emigrantes Portugueses provenientes da rural aldeia de Rio de Couros, Concelho de Ourém.
O primeiro contacto com gaitas-de-fole realiza-se em 1991, enquanto aluno de Engenharia da Universidade de Coimbra, quando acorda ao som das alvoradas dos gaiteiros e os encontra nas arruadas pela cidade na semana da Queima das Fitas, tendo-se cruzado com o célebre “Chico Gato”, gravado por Giacometti para a série documental Povo de Canta para a RTP.
Alguns anos depois da conclusão dos estudos, decide querer aprender a tocar. Descobre um mundo de forte tradição inalterada de gaiteiros em todas as aldeias e vilas que circundam Coimbra, mundo esse completamente desconhecido da cidade e mesmo do país: os gaiteiros e as funções cerimoniais que desempenham são tão usuais que estes acabam por não serem devidamente valorizados, apesar das chamadas de atenção de etnomusicólogos como Armando Leça, Ernesto Veiga de Oliveira e Michel Giacometti.
Inicia-se num processo de recolhas de testemunhos, temas e documentos, seguindo as valiosas orientações de Henrique Oliveira, o primeiro a percorrer sistematicamente as aldeias em busca de gaiteiros históricos e dos seus descendentes. Procede, paralelamente, à localização de dezenas de instrumentos multi-centenários – gaitas-de-fole, flautas partorís, caixas e bombos, todos de construção local – que são medidos por Pablo Carpintero, virtuoso gaiteiro Galego, construtor de instrumentos, estudioso conceituado das tradições musicais da Península Ibérica e pioneiro no levantamento de gaitas-de-fole típicas de Coimbra, e por Jorge Lira, construtor de gaitas-de-fole históricas de terras de Miranda do Douro e de Coimbra.
João Caria Vila
Começou os seus estudos musicais com 5 anos de idade no Colégio São Teotónio de Coimbra e acompanhando a sua mãe ao cavaquinho em grupos folclóricos e de música tradicional.
É diplomado com o Curso Complementar de Guitarra Portuguesa pelo Conservatório de Música de Coimbra, licenciado e Mestre em Ensino de Educação Musical pela ESEC de Coimbra.
Foi Professor de Expressão Musical e Idosos na em várias instituições do concelho da Mealhada e Anadia.
Participou em 2012 no programa Sociedade Civil da RTP 2 apresentado por Fernanda Freitas sob o tema “aprender a ser músico” sob o seu trabalho nas Atividades de Enriquecimento Curricular pelo seu trabalho com nome de “Professor Jota” o seu heterónimo no trabalho para crianças.
Vencedor do passatempo “O Ás do Cavaquinho” do Programa Portugal no Coração da RTP1
Tocou gaita de foles com o Cantor Zé Perdigão no Programa Portugal no Coração da RTP1 em 2014
Tocou cavaquinho no programa Verão Total da RTP1.
Fez parte do episódio Gaiteiros de Coimbra do realizado por Tiago Pereira acompanhando ao órgão gaita de foles na Igreja de Ançã.
Participou como executante de Cavaquinho e Gaita de Foles no programa da RTP1 “Aqui Portugal”.
Em 2015 a convite de Município de Anadia fez atuações para o Primeiro Ministro e Presidente da Republica.
Colaborou com Tiago Pereira nas primeiras gravações de gaiteiros da zona de Coimbra nomeadamente, Ti carriço, Ti Torres e Ti fabiano do qual de Ti Fabiano originou um registo em CD e participou em duas entrevistas na Antena 1 sobre o mesmo trabalho.